Turistas brasileiros planejam viagens com antecedência

Organizar-se antes de viajar evita prejuízos e “dor de cabeça”


Pesquisar preços de pacotes, arrumar a mala e decidir o local, são etapas indispensáveis para quem quer realizar uma excelente viagem. Outras precauções, nem sempre lembradas pelo turista, podem ser tomadas antes da partida. Esse foi o tema da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo sobre como o brasileiro planeja suas férias. Os dados apontam que antes de fechar um negócio, os moradores de Goiânia são os mais precavidos e programam o passeio com 120 dias de antecedência.

Em períodos como feriados prolongados os brasileiros costumam pesquisar preços de estadia e os serviços oferecidos nos locais de destino, especialmente em hotéis e pousadas. Também é comum escolher os passeios de acordo com a infraestrutura da cidade escolhida como restaurantes, bares, programas noturnos e passeios diários. O prazo de planejamento antecipado se justifica, pois assim o consumidor tem tempo para pesquisar também as condições de pagamento e sobre a empresa que prestará o serviço. “Esses cuidados facilitam para o turista se organizar e não ter ‘dor de cabeça’ no período em que ele reservou para seu relaxamento”, diz Edson Costamilan Pavão, diretor do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel (ITTBH).


A pesquisa mostra também que os locais de hospedagem mais frequentados pelos turistas, seja nas férias ou em feriados prolongados, são hotéis e pousadas e o destino predileto são as praias. Nestes locais, hotéis e pousadas preparam diferenciais que sejam interessantes e que atendam as expectativas da pesquisa realizada previamente pelos viajantes. Segundo Pavão, receber bem e oferecer o melhor atendimento às necessidades dos hóspedes são cobranças comuns atualmente, e os empresários sabem que para o negócio sobreviver é preciso investir.

“Oferecemos qualidade em tudo: da suíte à piscina, do restaurante ao nosso apoio de praia. Temos atenção aos detalhes e queremos que nossos hóspedes guardem a estadia no hotel como a melhor recordação de suas viagens”, diz Pavão. Com apenas 13 suítes e o conceito de exclusividade, o hotel está na serra entre Maresias e Toque Toque Grande num platô cerca de 50 metros acima do mar e está cercado pela Mata Atlântica e as suítes têm vista privilegiada para o mar. Todas as suítes possuem ofurô ou piscina e saunas privativas. 

Nesse ponto, o empreendimento atende a alguns dos quesitos da pesquisa do Ministério do Turismo já que parte dos entrevistados disse que a atividade turística aparece associada principalmente ao descanso e à tranquilidade (30%), mas também à diversão (24,8%) e a belezas naturais (12,5%). O atrativo de maior peso, no entanto, é justamente a beleza natural (33,9%) do território. “As belezas naturais da mata atlântica associada a algumas praias ainda reservadas são os atrativos do litoral norte”, salienta o empresário.


O empreendimento tem o reconhecimento dos mais prestigiados selos de qualidade turística nacional e internacional e é classificado como boutique hotel de luxo. O atendimento profissionalizado e o requinte de suas instalações permite ao hóspede ter acesso às atividades programadas em endereços badalados como Maresias e Juquehy ou aproveitar uma programação alternativa em Calhetas, Baraqueçaba ou em São Sebastião. “Fazemos investimentos constantes em infraestrutura, equipamentos e treinamento sempre com vistas a beneficiar nosso maior bem que é o cliente,“ completa o diretor do ITTBH, Edson Pavão.

Mais sobre o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel

Localizado em Toque Toque Grande, em São Sebastião, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel ocupa uma área verde na encosta da serra da mata atlântica, num platô de 20 mil metros quadrados. O mar se espraia a 50 metros abaixo e a vista é incrível, especialmente da ilha que dá nome ao empreendimento na baía de Toque Toque Grande. O hotel dispõe de 13 suítes divididas em categorias, algumas com deck com ofurô e vista para o mar, sauna e piscinas privativas.

Comentários

Postagens mais visitadas