Conheça praias desertas na férias



Vale a pena conhecer praias ainda pouco exploradas, que exigem muito mais para você chegar, mas que irão te recompensar com cenários paradisíacos

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, situado em São Sebastião e bem ao lado de alguns desses locais, recomenda alguns locais desertos no litoral de São Paulo, onde você poderá mergulhar, pegar um bronze, relaxar ou, simplesmente, deliciar-se com a paisagem.

De um modo geral, você pode chegar até eles por barco ou trilha. Só isso já basta para dizer que será uma superaventura. Porém, você vai adorar olhar para a água do mar e ver a cor azul total, transparência absurda ou esverdeada e totalmente cristalina.

Você ainda está curtindo suas férias? Então, aproveite e puxe suas anotações para marcar cada local abaixo indicado. Vai valer muito a pena, especialmente se você for acompanhado de alguém muito especial e fazer sua base estratégica no ITTBH para desfrutar o que há de melhor em hospedaria no litoral norte de São Paulo e a partir dali sair para conhecer praias maravilhosas e desertas.

Praia do Cedro - Foto reprodução: Loucos Por Praia
Uma delas é a Praia do Cedro, em Ubatuba, na Enseada do Mar Virado, ao lado da Praia do Deserto. Local totalmente distante da civilização. Aqui o detalhe inspirador é que a praia fica numa extensa área de vegetação cerrada da Mata Atlântica. Trata-se de um sítio arqueológico, onde há poucos turistas, mas que é frequentado por caxinguelês e esquilos. No verão, é possível encontrar tartarugas, golfinhos e até baleias, que migram pela região através das correntes marinhas para se reproduzir ou apenas para dar um alô aos turistas.

O que fazer lá e que não pode deixar de experimentar: mergulhar e ver a paisagem belíssima. Ao mergulhar curta a fauna marinha e seus peixes ornamentais, cavalos-marinhos, anêmonas e estrelas do mar. Aproveite para saber como se proteger do mar, às vezes perigoso, ouvindo as histórias e os conselhos dos pescadores locais, bastante primitivos.

Como chegar lá?

A partir de Ubatuba pela Praia da Fortaleza (40 minutos); a partir da Lagoinha (1 hora). Pelo caminho mais curto, você deixa o carro na Praia da Fortaleza e caminhe pelo Pontão da Fortaleza, sairá na praia do Cedro. Já pela Lagoinha vá pela "Trilha das Sete Praias", passando pela Praia do Oeste, Praia do Perez, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e Praia da Fortaleza. Se quer mordomia, há o serviço de táxi-drive a partir da Praia da Lagoinha com os pescadores locais, combinando o trajeto para a volta da trilha. De São Paulo até lá são 235 Km.

Praia Brava, em São Sebastião/SP
Se ainda está de boa, aproveite as férias para conhecer a Praia Brava que fica a 29 quilômetros do centro de São Sebastião, situada nos costões entre Boiçucanga e Maresias. A praia fica em uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Trata-se de um corredor biológico remanescente da Mata Atlântica, que liga o litoral ao planalto. A praia é cortada por riachos e cercada por vegetação nativa, totalmente escondida e isolada da civilização. Local bem frequentado por surfistas por causa de suas ondas fortes e violentas.
 Vale a pena curtir a extensa trilha da Praia Brava e a Cachoeira Brava, uma queda d’água natural de dois metros de água potável e refrescante, no canto direito da pequena reserva natural.

Como chegar lá?

São dois quilômetros de caminhada até a Praia Brava, a partir do km 162 da Rio – Santos, logo no início da subida para quem está saindo de Boiçucanga com destino a Maresias. De São Paulo até lá são 167 quilômetros.

Praia da Caveira
Se tiver um tempo ainda sobrando, vá até a Praia da Caveira, em Ilhabela. O nome pode até assustar, mas resume-se a uma tragédia ocorrida na região, em 1916. Segundo a história, o transatlântico inglês Príncipe das Astúrias afundou perto da Ponta de Pirabura, com mais de 600 pessoas a bordo. O naufrágio está a 100 metros da costa a uma profundidade de 18 a 45 metros.

A Praia da Caveira tem apenas 50 metros de extensão e fica no lado leste de Ilhabela, entre as Praias da Serraria e da Guanxuma. Vale um mergulho para no entorno das pedras submersas apreciar as muitas espécies de peixes e vegetação. A clareza das águas favorece a prática da pesca submarina, o mergulho esportivo e o lazer. Há um banco de areia com vegetação, formado por depósitos de sedimentos perto da praia, entre o mar e o rio que deságua no local.

Como chegar lá?

A partir de Castelhanos é possível combinar com barqueiros para uma carona até a praia das Caveiras ou até a praia da Guanxuma, onde segue-se de trilha até a Caveiras. Para se chegar até Castelhanos existem duas opções. A primeira, por trilha partindo da Guarita do Parque Estadual, leva em torno de cinco horas. A segunda, pela Trilha do Bonete, partindo da ponta da Sepituba e pernoite na praia do Bonete. A alternativa mais fácil é ir de barco pelo meio da baía, leva 45 minutos. A lancha parte da Praia do Perequê. Distância de São Paulo: 200 quilômetros da capital.

Ao mesmo tempo em que pode desbravar as praias desertas do litoral norte, você pode ter uma experiência incrível de estada no Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, situado no Km 143,5 da Rodovia Rio Santos, em Toque Toque Grande, São Sebastião. Após suas aventuras pelas praias locais, nada melhor que um banho de ofurô, uma sauna ou uma piscina, diretamente em sua suíte, exclusivos e privados. São 13 suítes em um endereço reservadíssimo, preparado para casais que gostam de experiências renovadoras e de bem estar.

Comentários

Postagens mais visitadas